segunda-feira, 10 de setembro de 2012

School...

          Desde que postei o primeiro texto, recebi muitas perguntas sobre a minha escola. O pessoal querendo saber detalhes, como funciona, armário, horários, almoço, matérias e etc. Então eu vou contar tudo!            Pra começar, deixem de lado aquele estereótipo de que "escolas nos Estados Unidos são fáceis". Elas só são fáceis se você quiser que sejam! Mas eu vou explicar isso direito...           Na minha escola, você tem que fazer 8 matérias por ano. Os alunos que escolhem as matérias que vão fazer, mas como têm um programa a cumprir, não podem escolher qualquer coisa. Você não faz as matérias o ano inteiro, faz 4 no primeiro semestre e 4 no segundo. Isso mesmo, você tem os mesmos horarios todos os dias e cada classe dura 1h30min.            Como sou intercambista, eu não tenho um "programa a cumprir", então poderia ter escolhido 8 classes fáceis ou que não exigem esforço intelectual (fotografia, marcenaria, culinária, design de moda, artes, jornalismo,...), mas eu tenho um compromisso comigo mesma. Todo mundo fala "larga de ser boba Ana, em vez de estudar vai fazer festa ai" mas eu não estou pensando só no aqui. É possível estudar e fazer festa - era o que eu fazia no Brasil - e eu não quero voltar e ter que estudar que nem louca - mais do que já vou - pra recuperar o "ano perdido" e passar no vestibular. Resultado: escolhi algumas classes divertidas e algumas que vão exigir esforço mental. Para o 1º semestre: Francês - nunca estudei francês na minha vida, então fico perdida e tenho que revisar as coisas em casa Cálculo/Física: para os que não sabem, cálculo é tipo uma matemática avançada, e a gente aplica essa matemática em problemas de fisica. E quem me conhece sabe que exatas não é bem meu ponto forte, então eu acabo tendo que estudar e fazer muitos exercícios AP literatura/inglês: AP significa "nivel de faculdade" é a classe que apenas se estuda quem vai especializar na matéria, mas minha escola oferece - acho que todas aqui oferecem - e é essencialmente literatura americana, que me permite conhecer melhor a cultura Educação Física - você escolhe os esportes que quer fazer na ed. fisica durante o semestre. Eu escolhi musculação, lacrosse, futebol americano, basquete, esgrima e badminton. Na minha educação física o número de meninas é consideravelmente pequeno e, julgando pelos esportes que escolhi, não é fácil deduzir que sou a única menina no meio de 50 meninos. Mas tudo bem. No brasil eu sempre jogava com os meninos e no geral eles têm sido muito legais comigo!  2º semestre AP Biologia, AP Química, AP História e Geografia e Educação Física.           Minha escola começa às 8:25 e termina às 15:15. Como eu tenho treino de vôlei das 15:30 às 18:00, acabo ficando o dia inteiro na escola. De manhã eu vou andando até a escola, mas de tarde, depois do treino uma amiga minha que também joga me traz em casa!            Cada aula dura 1h30min (ja disse) e não é o professor que troca de sala. É você! Como você que escolhe, as chances de ter 2 classes com a mesma pessoa é muito pequena, e acaba que você tem 4 turmas diferentes. Quando toca o sinal, você tem 5 minutos pra sair de uma sala e ir pra outra.           Sim, minha escola é gigante. E sim, eu me perco o tempo todo.           Sim, eu tenho armário. E não, eu não uso ele.            Meu sonho sempre foi ter armario, e agora que eu tenho não uso! Como a escola é muito grande, não compensa você andar até no seu armário na troca de aula, é mais facil carregar tudo com você. E já que tenho tarefa de casa todo dia pro dia seguinte (sim, todo professor passa tarefa todo dia, o que só complica minha vida de estudante/intercambista/atleta), não dá pra deixar material na escola. Então você acaba levando tudo o que tem com você. Ninguém usa os armários, isso é só coisa de filme!           Eu tenho dois outros armários. Um pra aula de ed fisica - esse eu uso - que deixo minhas roupas enquanto to na ed fisica e depois destroco de roupa e pego minhas coisas. O outro é so pra quem ta no time de volei, e deixo minhas coisas durante o treino.           Temos 30 minutos pra almoçar. Tem dia que levo almoço (na lancheira, todo mundo usa) e tem dia que compro (pizza, hamburguer, nuggets no bandeijão).            Na minha escola não existe esse negócio de popularidade que nem nos filmes. Tipo, tem as meninas riquinhas - que são muito legais a proposito, e uma delas é a que eu sou mais amiga aqui - mas como é uma escola numa cidade pequena, acaba que todo mundo conhece todo mundo e todo mundo sabe da vida de todo mundo, fazendo com que todos sejam populares.           Tenho 4 professores e todos os quatro são "tradicionais de filme". Professora de Francês: baixinha, cabelo enroladinho, é louca e fala alto. Faz piada sem graça mas é um amorzinho. É francesa de natureza e tem altos costumes e roupas engraçados. Professor de cálculo: é o inteligente que todos amam. Engraçado, explica bem a matéria, mas sabe ser sério e sabe tirar nota. É o professor favorito de todo mundo e o mais conhecido da escola. Professora de literatura: velha, usa óculos, cabelo branco, e vai de saia longa pra escola. Tem as "chatices" e "cri crizices" de uma professora de literatura mas no fundo é um doce! Gosta de tudo certinho e trata a gente como se tivéssemos 4 anos. Professor de Ed Fisica: altão, negro, tem una voz grossa e faz questão de ser mau e mostrar que manda. Mas quem conhece ele sabe que ele é o cara mais legal do mundo, mas todo mundo respeita, porque sabe que ele pode ser mal. Sou a favorita dele e ele faz todo dia todo mundo falar meu nome completo - porque ninguém consegue falar direito - e me chama de miss Brasil. Ele é o professor que eu mais gosto, e o motivo de eu ter escolhido os esportes é que é ele que coordena. Os outros são outros professores de ed fisica que não são tão legais.          Bom, acho que é isso, qualquer coisa só perguntar,  abraço

Um comentário: